Oncologia

Oncologia

Como acontece com o ser humano, certamente devido ao aumento da expectativa de vida e o avanço da idade, acontece uma maior possibilidade do aparecimento de doenças neoplásicas (câncer). É nossa responsabilidade cuidar e prevenir o aparecimento desta doença. Com a sua observação e cuidado, e o exame preventivo no sentido do diagnóstico precoce, nós poderemos juntos melhorar a saúde e bem estar de nossos amados animais de estimação.

Nosso objetivo com os pacientes com câncer é obter um diagnóstico mais preciso no sentido de possibilitar opções para a cura ou minimização do sofrimento.

Em alguns casos a cura pode não ser possível e nestas situações a qualidade de vida passa ser prioritária.

Sabemos também o quanto é difícil decidir nestas circunstâncias e, para isto, oferecemos o apoio de profissionais dedicados a esta área.

Para o diagnóstico e identificação de tumores pode ser necessária a utilização do recurso da “biopsia”, para determinação de células ou tecidos anormais.

* A colheita pode ser feita por meio de: 

  • Citologia aspirativa com agulha fina;
  • Biopsia por retirada de fragmento;
  • Biopsia guiada por ultra-som para órgãos abdominal e torácico.

A avaliação laboratorial é executada por profissional patologista veterinário com grande experiência.

O tratamento cirúrgico é o preferido em muitos casos, por permitir a completa excisão e com resultado muitas vezes definitivo. Planejamento pré-cirúrgico com exames pré-operatório é de extrema importância para o bom resultado

A quimioterapia poderá  ser utilizada como tratamento único ou em conjunção com o tratamento cirúrgico em alguns casos.

A seleção das medicações depende da condição do paciente, de acordo com o resultado da histopatologia ou citologia. Busca-se efetividade do tratamento, com atenção no sentido de minimizar quaisquer possibilidades de reações adversas.

Nossos profissionais acompanham os protocolos de tratamento, bem como a evolução clínica do paciente, mantendo sempre o contato humanitário com os clientes, visando o bem estar da relação.