Cardiologia

Cardiologia

O eletrocardiograma é a representação gráfica da atividade elétrica do coração. Com este exame podemos detectar alterações cardíacas como aumento de câmaras cardíacas, alterações de eletrólitos (cálcio e potássio) e, principalmente, arritmias.

Este exame é  realizado em ambulatório, não havendo necessidade de qualquer tipo de sedação. É exigida apenas a contenção do paciente na posição apropriada para o exame. As arritmias são os alvos principais deste tipo de exame, e variam desde as mais brandas como as arritmias sinusais (que são consideradas fisiológicas) até fibrilações ventriculares, que são consideradas como risco de morte iminente.

O eletrocardiograma faz parte de exames de check-up, especialmente em animais idosos, mas também é realizado em alguns pacientes antes de procedimentos que necessitem sedação e, principalmente, procedimentos que envolvam anestesia geral.

Pode ocorrer a detecção de anormalidades cardíacas ao eletrocardiograma, sem que estas sejam percebidas no exame clínico de rotina. Isto nos permite protelar procedimentos que envolvam anestesia geral (para realizar um tratamento prévio), ou mesmo cancelar procedimentos, se estes forem considerados de risco para o paciente em questão. O eletrocardiograma muitas vezes detecta precocemente alterações não percebidas na avaliação clínica.

Desta forma, nos permite iniciar a terapia antes mesmo das primeiras manifestações da doença, e assim, levar aos nossos pacientes uma qualidade de vida melhor.